Ganesha RE294181

Ganesha

Ref.: RE294181
R$ 62,00

Escolha uma opção

Produto indisponível

Aproveite Também

R$ 170,00


Contéudo da embalagem: uma estátua em resina.

Dimensões aproximadas do produto:
Altura total: 7 cm
Largura total: 14 cm
Comprimento total: 8 cm
Peso aproximado: 359 g

Fabricação artesanal em resina - origem: Brasil.
Imagens ilustrativas. Pode ocorrer pequenas variações de cores, peso e tamanho.

Quem é Lord Ganesh?

Ganesha é a Divindade sem forma - encapsulada em uma forma magnífica, para o benefício do devoto. De acordo com a mitologia hindu, ele é filho do Senhor Shiva e da Deusa Parvati.

Significado de Ganesh

Gan significa grupo. O universo é um grupo de átomos e diferentes energias. Este universo estaria um caos se não houvesse lei suprema governando esses diversos grupos de entidades.
O Senhor de todos esses grupos de átomos e energias é Ganesha . Ele é a consciência suprema que permeia tudo e traz ordem neste universo.

Lord Ganesha é

  • Achintya - além do pensamento
  • Avyakta - além da expressão
  • Ananta - eterno

Essência de Lord Ganesha

A essência de Ganesha é revelada lindamente por Adi Shankara .

  • Embora Ganesha seja adorado como o Deus com cabeça de elefante , a forma ( swaroop ) é apenas para simbolizar as qualidades do Divino  (parabrahma roopa) .
     
  • Ele é, 'Ajam Nirvikalpam Niraakaaramekam.' Isso significa que Ganesha é Ajam (não nascido), ele é Nirvikalpa  (sem atributos), ele é Niraakaar (sem forma) e ele simboliza a consciência que é onipresente.
     
  • Ganesha é a mesma energia que é a razão deste universo. É a energia da qual tudo se manifesta e na qual tudo se dissolverá.

A história do nascimento de Lord Ganesha.

Todos nós conhecemos a história de como Ganesha se tornou o Deus com cabeça de elefante.
Conforme a história continua, Parvati ficou suja quando estava comemorando com Shiva . Quando ela  percebeu isso, ela removeu a sujeira de seu corpo e criou um menino com ele. Ela então pediu ao menino que ficasse de guarda enquanto ela tomava banho.

Quando Shiva voltou, o menino não o reconheceu e obstruiu seu caminho Shiva com raiva,  cortou a cabeça do menino e entrou. Ao ver isso,  Parvati  ficou chocada. Ela explicou a Shiva que o menino era filho deles e implorou a Shiva que o salvasse. 

Shiva então instruiu seus ajudantes a irem buscar a cabeça de alguém que estava dormindo com a cabeça apontando para o norte. Os ajudantes receberam a cabeça de um elefante, que Shiva afixou no torso do menino e Ganesha  nasceu!

Fatos para refletir sobre a história de Lord Ganesha.

  1. Por que Parvati deveria ter sujeira em seu corpo?

    Parvati é um símbolo de energia festiva. O fato de ela ficar suja significa que a celebração pode facilmente se tornar rajásica ou febril, e pode afastá-lo de seu centro. A sujeira é um símbolo de ignorância e Shiva é um símbolo de inocência, paz e conhecimento.

  2. Era Shiva, o epítome da paz, tão mal-humorados que ele cortou a cabeça de seu próprio filho?  

    Quando Ganesha obstrui o caminho de Shiva, isso significa que a ignorância, que é um atributo da cabeça, não reconhece o conhecimento. Então o conhecimento tem que superar a ignorância. Este é o simbolismo por trás de Shiva cortando a cabeça do menino.

  3. Por que Lord Ganesha tem uma cabeça de elefante?

    O elefante é dotado de qualidades incomuns, como ser destemido e andar real. Ele orgulhosamente destrói qualquer obstáculo em seu caminho. Um elefante também é um símbolo de autoridade, resistência, força e coragem. Então, para simbolizar essas qualidades do Divino, Lord Ganesha é representado na forma de um elefante. E quando adoramos Lord Ganesha, somos capazes de absorver todas essas qualidades em nossa consciência.

    O elefante é o único ser que pode realizar todas as suas funções com sua tromba. Cheira, come, bebe, toma banho e trabalha com o baú. O tronco é um símbolo do equilíbrio perfeito entre Gyaan Shakti (conhecimento) e Karma Shakti (ação).  

Simbolismo  e significado de Ganesha

  • A barriga grande de Ganesha representa generosidade e aceitação total.
     
  • A mão erguida de Ganesha representa proteção . Significa: 'Não temas, estou com você', e sua mão baixa retrata sua doação, bem como um convite para se curvar. Isso também simboliza o fato de que todos nós iremos nos dissolver na Terra um dia.
     
  • Ganesha também tem uma única presa que significa unidirecionamento. 
     
  • Ele carrega em suas mãos o 'Ankusa' (significando o despertar) e o 'Paasa' (significando controle). Com o despertar espiritual, uma grande quantidade de energia é liberada e, sem o controle adequado, pode ficar descontrolada.
     
  • Ganesha, o Deus com cabeça de elefante viaja em algo tão pequeno quanto um rato? Não é tão incongruente? Novamente, há um simbolismo aqui que é profundo. O mouse corta e morde as cordas que prendem. O mouse é como o mantra que pode cortar camadas e mais camadas de ignorância, levando ao conhecimento final representado por Ganesha!
Mercado Livre

Recanto Wicca